Como Montar sua Carteira de Investimentos para Iniciantes: Explorando a Técnica ARCA do Primo Rico

Investir pode parecer uma tarefa assustadora para iniciantes, mas com um pouco de conhecimento e algumas estratégias bem definidas, qualquer pessoa pode começar a construir uma carteira de investimentos sólida. Uma dessas estratégias é a técnica ARCA, popularizada pelo educador financeiro Thiago Nigro, também conhecido como Primo Rico. Neste post, vamos descomplicar como montar sua carteira de investimentos e entender mais sobre a técnica ARCA.

Boa leitura!

Entendendo a Técnica ARCA

A técnica ARCA é um acrônimo que significa:

  • Ações e Negócios
  • Real State
  • Caixa
  • Ativos Internacionais
 
Cada uma dessas categorias tem um papel específico na diversificação e na mitigação de riscos da carteira de investimentos.
Devido ao fato que não é possível prever com 100% de certeza quais ações irão aumentar ou diminuir, uma carteira bem diversificada aumenta a sua exposição a diversos setores do mercado financeiro, o que consequentemente aumenta suas chances de obter lucro e ter uma carteira positiva ao longo dos anos.
tecnica ARCA
1. Ações e Negócios

As ações representam a participação em empresas e são uma das formas mais conhecidas de investimento. Embora possam apresentar maior volatilidade e risco, as ações têm o potencial de oferecer retornos elevados a longo prazo. Para iniciantes, é recomendável começar com empresas sólidas e fundos de índice (ETFs), que oferecem diversificação automática.

Para garantir uma boa diversificação é recomendado ter 25% da sua carteira concentrada nesses ativos.

2. Real State

Investimentos em renda fixa incluem títulos públicos, CDBs, LCIs, e debêntures. Esses ativos são geralmente menos voláteis e oferecem retornos previsíveis, sendo ideais para equilibrar os riscos das ações. Títulos públicos, como o Tesouro Direto, são uma excelente opção para iniciantes devido à sua segurança e facilidade de aquisição.

São perfeitos para investidores com perfil “Conservador” que preferem correr menor risco, por isso é recomendado para iniciantes que ainda estão aprendendo sobre o mundo dos investimentos. 25% da carteira deve estar localizada nesse tipo de ativo.

Se esse for o seu caso dê uma olhada no nosso post sobre “5 Dicas de investimentos para iniciantes”

3. Caixa

Manter uma reserva de emergência em caixa é crucial. Essa reserva deve estar em um investimento de alta liquidez e baixo risco, como uma conta poupança ou um fundo de renda fixa de liquidez diária. A recomendação é ter o equivalente a seis meses de despesas mensais nesse fundo, para estar preparado para imprevistos.

Um investimento de alta liquidez é um ativo onde você consegue resgatar o dinheiro em até um dia útil, isso serva para você estar preparado para qualquer possível adversidade que acontecer.

Novamente uma quantia de 25% de sua carteira deve estar localizada em reserva de emergência.

4. Ativos Internacionais

Investimentos internacionais incluem criptomoedas, imóveis internacionais, investimento em dólar, e outros ativos que não se encaixam nas categorias tradicionais de ações e renda fixa. Eles podem adicionar uma camada extra de diversificação e potencialmente melhorar o desempenho da carteira em diferentes condições de mercado. No entanto, iniciantes devem abordar essa categoria com cautela e estudar muito sobre esses ativos pois apresentam muita volatilidade.

 Esses ativos em dólar são importantes porque protegem a sua carteira contra a desvalorização do real, já que você sempre vai ter uma parte do seu dinheiro no exterior. Assim como as outras letras da ARCA, você deve ter 25% da sua carteira investido em Ativos internacionais.

Como Montar Sua Carteira de Investimentos

Aqui estão mais alguns passos essenciais para montar uma carteira de investimentos balanceada:

  1. Defina seus objetivos financeiros: Tenha clareza sobre seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso ajudará a determinar a alocação de ativos mais adequada.
  2. Avalie seu perfil de risco: Entenda sua tolerância ao risco. Um investidor mais conservador terá uma maior parcela em renda fixa, enquanto um investidor arrojado pode ter mais ações e investimentos alternativos.
  3. Diversifique seus investimentos: Utilize a técnica ARCA para distribuir seus investimentos em diferentes classes de ativos, minimizando o risco e potencializando os retornos.
  4. Reavalie periodicamente: O mercado financeiro é dinâmico, e sua situação pessoal pode mudar. Revise sua carteira regularmente para garantir que ela continue alinhada com seus objetivos e perfil de risco.

Conclusão

Investir pode ser simples e acessível, mesmo para iniciantes. A técnica ARCA do Primo Rico oferece uma abordagem estruturada para a diversificação e gestão de riscos, facilitando a construção de uma carteira equilibrada. Lembre-se de estudar continuamente, buscar orientação de fontes confiáveis e adaptar sua estratégia conforme necessário. Com disciplina e conhecimento, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos financeiros.

Obrigado!

Time projetoEu

Escritores

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, nós somos o projeto eu

Nosso site é dedicado para expor nossas ideias sobre as áreas que mais nos aficionam, Estudos, Investimentos e Mindset.

Posts mais populares

  • All Post
  • Destaques
  • Finanças
  • Investimentos
  • Projeto Eu
  • Sem categoria

Novidades

JUNTE-SE A NÓS!

Garanta já o seu e-book com tudo sobre finanças!

You have been successfully Subscribed! Please Connect to Mailchimp first

Posts em destaque

Método ipm

Milhas e Investimentos

  • All Post
  • Destaques
  • Finanças
  • Investimentos
  • Projeto Eu
  • Sem categoria

Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Posts semanais sobre Desenvolvimento Pessoal, Estudos e Finanças.
Todo o conteúdo que você precisa para se tornar Sua Melhor Versão.