A diversão não está só na mesa

 

Seja por hábito, por tradição ou até por distração, é comum que a gente se acomode e coloque entre as opções de lazer quase que exclusivamente o comer fora  – seja nos restaurantes com a família ou nos bares com os amigos.

O Projeto Eu, traz 5 opções divertidas, que podem – e devem – ir muito além disso.

Fora de casa, a gente pode ir ao encontro da cultura, da arte, das atividades físicas, da natureza e por aí afora.

Sorocaba e região hoje têm inúmeras ofertas, seja qual for a escolha.

Zoológico

Uma pesquisa feita por estudantes da Esamc em Sorocaba, anos atrás, apontou o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros como o ponto turístico mais importante de Sorocaba. E de fato, além de bonito e interessante, é um espaço em que sempre vale a pena voltar. Com centenas de animais (é o segundo do Brasil em quantidade de população animal), o Parque tem ainda o Museu Histórico Sorocabano com monitores que explicam sobre os objetos em exposição e que contam muito sobre a história da cidade.  E tem ainda a vantagem de permitir uma caminhada bem tranquila e longa, o que só pode fazer bem para a saúde.

 

Sesc

Para quem se interessa por arte e cultura o Sesc de Sorocaba é destino mais do que recomendado. Trata-se da maior unidade entre todas que o Sesc mantém no interior do estado. O prédio possui um projeto inovador, com jardins verticais e uma construção inteiramente sustentável, sem agredir o meio. Teatro, cinema, exposições, aulas de artesanato, de tecnologia estão entre as opções disponíveis. Os associados têm ainda inúmeras possibilidades de práticas esportivas.

 

Complexo do Chalé Francês

Uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Sorocaba foi a Estrada Ferroviária que corta toda a cidade. A estação e seu entorno se tornaram hoje um complexo cultural de primeira linha. Ao lado da estação, está o Macs (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) que tem trazido exposições de primeira linha à cidade.

Logo em frente está o Chalé Francês, parcialmente ocupado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pela Secretaria Municipal de Educação e onde acontecem mostras muito interessantes. E ainda no mesmo espaço fica o Museu Ferroviário, local em que se pode aprender muito sobre a história de Sorocaba. Tudo isso está praticamente no Centro da cidade por onde vale a pena dar uma caminhada e avistar monumentos históricos como o Palacete Scarpa, a Catedral, o Mosteiro de São Bento e a Biblioteca Municipal.

 

Ceagesp

O Ceagesp de Sorocaba há muito deixou de ser um espaço para compra e venda de hortifrútis. É um passeio delicioso pois reúne dezenas de lojas de produtos para jardim e artesanais. Isso sem contar os pontos de vendas de flores, que encantam até mesmo quem só quer apreciar as belezas naturais.

 

Fazenda Ipanema

Próximo a Sorocaba (parte em Araçoiaba da Serra e parte em Iperó) está a Fazenda Ipanema , que sediou a primeira siderúrgica do Brasil. O lugar é deslumbrante, com natureza abundante (Mata Atlântica principalmente),  lagos, fauna variada e construções muito interessantes.

Entre as atrações do local tem a Casa de Armas, construída de tijolinhos e onde eram fabricadas armas brancas, há ainda os fornos de carvão, a represa de Hedberg, o relógio de sol e as trilhas – do Afonso Sardinha e a da Pedra Santa.

É um lugar muito procurado para piqueniques, e especialmente para cenário fotográfico de noivos e gestantes.

 

SERVIÇO

• Zoológico (15) 3227-5454
http://www.sorocaba.sp.gov.br/zoo/

 

• Sesc  (15) 3332-9933
https://www.sescsp.org.br/unidades/39_SOROCABA/

 

• Chalé Francês (15) 3212-7280
http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/

 

• Ceagesp (15) 3221-2255
www.ceagesp.gov.br/entrepostos/interior/sorocaba/

 

• Fazenda Ipanema (15) 3266-9099
http://www.ipero.sp.gov.br/floresta-nacional-de-ipanema

 

Quer conhecer o Projeto EU? Cadastre-se ou entre em contato pelo WhatsApp

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.